Gosta de carne sangrando? Pois bem, aquilo não é sangue, nem significa

  • 21/07/2018
  • 1 Comentário(s)

Gosta de carne sangrando? Pois bem, aquilo não é sangue, nem significa

Na próxima vez que você for a um churrasco (ou churrascaria), lembre-se: carne sangrando não existe. O corte mal passado é vermelho porque contém uma proteína chamada mioglobina - e não a hemoglobina encontrada no sangue.

“Essa cor é devido ao líquido que sai do músculo da carne que, quanto menos cozida, mais abundante se mantém. A mioglobina é um pigmento natural do músculo: a coloração se assemelha, mas ela vai ter praticamente zero sangue porque ele é drenado no frigorífico”, ensina Marco Antonio Trindade, professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga.

Entenda: por que carnes de frango e suína não “sangram”

Quando a carne é passada acima dos 70 graus, o alimento já começa a ficar marrom porque o músculo passa a ficar contraído e o líquido evapora, explica o doutor em Tecnologia de Alimentos. “Uma carne bem passada desidrata e acontece o encolhimento das fibras musculares”, afirma.

É aí que acontece a retenção ou evaporação de água da carne, tornando o alimento mais duro e seco - ficando ao “gosto do freguês” a escolha entre uma picanha, contrafilé ou outro corte mais suculento e vermelho, ou uma opção escura e bem passada desses cortes.

“Carne mugindo faz mal?”

Uma dúvida frequente entre os consumidores é se a carne mal passada pode trazer riscos à saúde. “De maneira alguma. É um pigmento natural da carne e é excelente em questão de ferro. Melhor que a carne de frango, por exemplo. A mudança de cor nada mais é do que a desnaturação da proteína. A mioglobina tem cores diferentes, como marrom ou vermelho, conforme o estado em que ela está [no cozimento]”, reforça o professor.

Antonio Trindade alerta que o perigo é comer a carne crua, sem assar, e comenta a diferença entre carne mal passada e carne mal manipulada: “Por que comer picanha mal passada não faz mal e hambúrguer traz risco? Porque a carne moída é diferente da integral. Qualquer contaminação você poderia observar na superfície do corte”.

1 Comentários


Deixe seu comentário


Muito boa materia

08/08/2018

Muito bom parabes pela materia

Aplicativos


 Locutor no Ar

AutoDJ

Resgatando Vidas

Peça Sua Música

Nossos apresentadores atenderão os pedidos,via WatsApp pessoal, privado no chat ou messenger da pagina no facebook da radio , obrigado!


Top 5

top1
1. Pastor Lucas

Maior Pintor do Mundo

top2
2. Gabriela Rocha

Lugar Secreto

top3
3. Ministério Zoe

Aquieta Minh'alma

top4
4. Ardendo em Fogo

Varoa Chique

top5
5. Juliano Son

Lindo Es

Anunciantes